data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: prefeitura de Santa Maria (Divulgação)
Sucessão do governo do estado pode passar por refeitos Marchezan Jr ou Jorge Pozzobon
As reiteradas declarações do governador Eduardo Leite, de que não pretende concorrer à reeleição em 2022 , criam uma expectativa,tanto nos partidos que integram sua base, quanto nos partidos de oposição.
TORCIDA PELO ÊXITO E PELO FRACASSO
Os enfoques,naturalmente são opostos: os partidos da base torcem pelo êxito do projeto do governador,o que poderá contaminá-los positivamente. Para a oposição,a aposta no fracasso do projeto, abriria a brecha para que o eleitor saia em busca deu m projeto alternativo em 2022.
ELEIÇÃO MUNICIPAL: UMA LUZ PARA 2022
De qualquer forma, as eleições municipais deste ano serão um indicativo que poderá dar uma luz à sucessão de 2022. Neste caso, no PSDB, os holofotes estarão direcionados para os prefeitos Nelson Marchezan Junior em Porto Alegre, Jorge Pozzobon, em Santa Maria,e Paula Mascarenhas em Pelotas. Podem tornar-se potenciais candidatos ao Piratini em 2022. Por esta razão,seus vices serão importantes,pois assumiriam em caso de renúncia. A renuncia seria necessária para a disputa ao governo do estado em 2022.
DISCURSO AFIADO
Na posse do vereador Reginaldo Pujol na Câmara de Porto Alegre, o prefeito da capital, Nelson Marchezan Jr mostrou que está com o discurso afiado. Sem citar nomes, criticou a ex-presidente da Câmara,vereadora Monica Leal,que na ultima votação de 2019,abandonou o plenário para retirar o quorum na votação do projeto que reestrutura a carreira dos cobradores de ônibus. Marchezan saudou aos vereadores "que não fogem da sua responsabilidade, e cumprem com a sua obrigação,e manifestam sua posição através do voto, mesmo quando votam contra o executivo".
RECURSOS DO PRÉ-SAIL: DEMORADOS, MAS CHEGARAM
Para angústia de governadores e prefeitos, os recursos liberados pela Agencia Nacional do Petróleo,referentes ao leilão de novembro das áreas de exploração do Pré-Sal,acabaram demorando,devido aos feriados bancários. Assim, os R$ 3,581 milhões destinados a Santa Maria,que seriam creditados na segunda-feira,finalmente entraram nos cofres da prefeitura nesta quinta-feira.